Mantrailing

O que é mantrailing

Mantrailing é quando um cão usa o nariz para encontrar uma pessoa através do seu odor.

Cada pessoa tem um cheiro único, feito de todos os detritos que caem de nosso corpo no dia-a-dia. Ele pode conter as células da pele, suor, hormônios e bactérias. Em média, cerca de 70 milhões de células morrem por dia.

À medida que nos movemos, nosso odor sai de nós e se move pelo ar antes de se estabelecer e aderir ao ambiente.

É apresentado ao cão um artigo contaminado com o cheiro da pessoa para farejar. Então, os cães podem seguir essas trilhas de cheiros para localizar aquela pessoa específica.

Esta habilidade para salvar vidas é usada por busca e resgate, forças policiais e militares em todo o mundo.

Em diversos países o mantrailing também é usado como atividade esportiva.

A forma como nos sentimos pode afetar nosso cheiro individual, pois afeta os níveis de hormônios e produtos químicos em nosso sistema.

história

Os humanos criaram cães para ajudar em tarefas específicas por milhares de anos, mas o primeiro exemplo de rastreamento que pode ser encontrado é no século 17, onde monges suíços desenvolveram sua própria raça de cão que se tornou o que conhecemos hoje como São Bernardo. A primeira tarefa que esses cães foram treinados para fazer seria encontrar a trilha coberta de neve de volta ao mosteiro, evitando que os monges se perdessem. Logo depois os monges do mosteiro Santo Humberto usaram os Bloodhound para busca de pessoas que se perdiam nas trilhas das montanhas do mosteiro. O conceito de Mantrailing foi usado a primeira vez no século 18, onde os cães eram treinados especificamente para rastrear criminosos fugitivos e até escravos.

Aos poucos, foi se percebendo o quão importante esses cães poderiam ser na localização pessoas desaparecidas em situações catastróficas, como os  grandes terremotos da Europa nos anos de 1967, 1977 e1980. Isso aumentou drasticamente a confiança nos cães. Hoje, no mundo, há diversas técnicas utilizadas, como a VBSAR ou a Kocher que auxiliam os órgãos policiais em investigações de crimes ou famílias a procurarem seus entes queridos que desapareceram por causas de enfermidades como o Alzheimer ou o autismo.

Bazuca & Asterix

Bazuca

BAZUCA VILA BLOODHOUND:

Certificada nivel 3 como cão funcional em mantrailing, participou de casos notórios como o Caso Vitoria, Aline, Menina Isis, Sr. Antônio e muitos outros. 

Asterix

ASTERIX VILA BLOODHOUND

Certificado nivel 3 como cão funcional em mantrailing participou dos casos  Vitoria, Aline, Wilson e Menina Isis.

Asterix indica odor em quarto de hotel